Regras
Receptação de fios furtados pode gerar multa e fechamento de estabelecimentos
Balneário Camboriú reforça fiscalização para combater receptação de fios e materiais metálicos furtados.
Publicado em 23/06/2026 às 09:09
A Prefeitura de Balneário Camboriú deve intensificar a fiscalização contra a receptação de fios e materiais metálicos furtados. A medida foi destacada pela prefeita Juliana Pavan e tem como objetivo combater uma prática que impacta a segurança pública, o patrimônio municipal e a infraestrutura urbana.
A iniciativa tem como base o Projeto de Lei Ordinária 162/2025, aprovado pela Câmara de Vereadores, que altera a Lei nº 4.686/2022. A legislação estabelece o reforço das ações administrativas de fiscalização, prevenção, orientação e combate ao roubo, furto e receptação de cabos, fios metálicos, geradores, baterias, transformadores e placas metálicas.
Fiscalização alcançará estabelecimentos do setor
Segundo a administração municipal, o foco não será apenas quem pratica os furtos, mas também aqueles que compram ou comercializam materiais de origem irregular. A estratégia busca enfraquecer o mercado de receptação, considerado um dos principais fatores que incentivam esse tipo de crime.
Com a nova regulamentação, as medidas administrativas poderão atingir empresas e atividades econômicas que trabalham com materiais metálicos suscetíveis de furto. O objetivo é fortalecer o controle, a fiscalização e a regularização desses estabelecimentos.
Multas e fechamento podem ser aplicados
De acordo com a proposta aprovada, pessoas físicas ou jurídicas flagradas receptando materiais furtados poderão ser alvo de penalidades administrativas. Entre as sanções previstas estão aplicação de multas, suspensão de atividades e até o fechamento do estabelecimento.
A administração municipal avalia que o endurecimento das regras pode reduzir a atratividade econômica dos crimes relacionados ao furto de fios e materiais metálicos, dificultando a comercialização dos produtos obtidos ilegalmente.
Ações envolvem Guarda Municipal e equipes de fiscalização
As operações de combate à receptação já contam com a participação da Guarda Municipal e de equipes de fiscalização do município. As ações devem ocorrer em diferentes regiões da cidade, com foco na prevenção, orientação e responsabilização administrativa de infratores.
A proposta também reforça a cooperação entre o município e as forças de segurança pública. Conforme a justificativa do projeto, a atuação da prefeitura possui caráter preventivo, educativo e fiscalizatório, sem interferir nas atribuições de investigação criminal exercidas pelas polícias.
Medida busca proteger infraestrutura e serviços públicos
O furto de fios e materiais metálicos pode causar prejuízos significativos à infraestrutura urbana, comprometendo serviços públicos essenciais, equipamentos municipais e estruturas utilizadas diariamente pela população.
Com o reforço da fiscalização, Balneário Camboriú pretende ampliar a proteção desses sistemas e reduzir os impactos causados por esse tipo de ocorrência.
População pode denunciar casos suspeitos
A orientação da prefeitura é para que denúncias relacionadas a furto ou receptação de materiais metálicos sejam comunicadas às forças de segurança. Em situações de flagrante ou emergência, a recomendação é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190.
Fonte: Portal da Cidade Itapema
Notícias relacionadas
Lançamento do 1° trecho da ViaMar em Itajaí reúne prefeitos e lideranças
24/06/2026 às 14:20
Porto de Itajaí recebe mais de 7 mil veículos da BYD
24/06/2026 às 09:25
Balneário Shopping recebe primeira operação exclusiva da alta perfumaria Rabanne em SC
23/06/2026 às 11:43
CAPS de Porto Belo promove Festa Junina para usuários e familiares
22/06/2026 às 11:14
Rajadas de até 100 km/h e risco de granizo colocam SC em alerta para temporais
22/06/2026 às 09:58
Chuva persistente e localmente intensa neste sábado (20)
20/06/2026 às 12:55