Portal da Cidade Itapema

Apagão

Apagão causado por fios rompidos termina em incêndio e destrói igreja em BC

Mais de 20 bombeiros atuaram no combate às chamas durante a madrugada.

Publicado em 24/06/2026 às 08:58

Apagão causado por fios rompidos termina em incêndio e destrói igreja em BC (Foto: BC trânsito | Divulgação )

Fios de alta tensão rompidos provocaram um incêndio em uma igreja na noite desta terça-feira (23), no bairro Vila Real, em Balneário Camboriú. A ocorrência foi registrada por volta das 23h40, na Rua Dom Abelardo, esquina com a Avenida Marginal Oeste, e mobilizou equipes da BC Trânsito, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e da concessionária de energia. Segundo a Prefeitura de Balneário Camboriú, agentes da BC Trânsito atuavam na sinalização de cabos elétricos caídos sobre a via quando perceberam a interrupção do fornecimento de energia na região. Durante o atendimento, os agentes ouviram um forte estampido e visualizaram o início das chamas em uma igreja localizada nas proximidades.

Bombeiros utilizaram autoescada e 60 mil litros de água

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e confirmou um incêndio estrutural em uma edificação destinada à reunião de público, construída em alvenaria e com aproximadamente 300 metros quadrados. Ao chegarem ao local, as equipes encontraram intensa fumaça e chamas saindo do interior da estrutura. Inicialmente, o combate foi realizado de forma defensiva, pelo lado externo da edificação. Em seguida, com o apoio da Auto Escada Mecânica, os bombeiros avançaram para uma ação ofensiva, acessando o interior do imóvel para controlar o fogo. Conforme o relatório da ocorrência, foram utilizados cerca de 60 mil litros de água durante o combate e o trabalho de rescaldo. A operação mobilizou 10 viaturas e aproximadamente 22 bombeiros de Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema e Itajaí.

Igreja teve danos em toda a estrutura

As chamas causaram danos em toda a extensão da igreja. Apesar da intensidade do incêndio, as equipes conseguiram evitar que o fogo atingisse edificações vizinhas.

Não houve registro de feridos.

Para garantir a segurança da população e permitir a atuação das equipes de emergência, a BC Trânsito realizou bloqueios parciais na Avenida Marginal Oeste e interditou o acesso à Rua Dom Abelardo. A circulação foi liberada apenas para viaturas de atendimento, enquanto a área permaneceu isolada com fitas de segurança.

Risco de desabamento manteve local interditado

Já na madrugada desta quarta-feira (24), por volta das 2h58, a Defesa Civil voltou a acionar as equipes devido ao risco de queda da parede frontal da edificação atingida pelo incêndio. O local permaneceu isolado e o estacionamento nas proximidades foi interditado como medida preventiva. A concessionária de energia permaneceu na área realizando os trabalhos necessários para o restabelecimento do fornecimento elétrico. Após a extinção das chamas, os bombeiros realizaram o levantamento das informações legais, registros fotográficos e demais procedimentos necessários para a perícia que irá apontar as causas exatas do incêndio. O imóvel foi deixado sob responsabilidade do representante da edificação.

Fonte: Portal da Cidade Itapema

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp